Já começou o Concurso Prato Junino do Arraial de Belo Horizonte!

Um dos grandes atrativos do Arraial de Belo Horizonte em 2018 é a gastronomia. Entre as ações planejadas para destacar as comidas típicas e o talentos da culinária mineira, está o Concurso Prato Junino. Realizado pela Belotur em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a Frente da Gastronomia Mineira e com faculdades de gastronomia​ da cidade (SENAC, Promove, UNA e Estácio de Sá), a disputa tem seletivas marcadas para os dias 12, 13 e 14 de junho.

A apresentação dos vencedores será realizada no dia 16 de junho, em evento para convidados na Cozinha Escola Mineiraria, no Mercado Central, no dia 16 de junho, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais (Setur) e Codemig. Os pratos vencedores serão comercializados, a critério da faculdade participante, nos dias de festa na Praça da Estação.

Como funciona?
Cada faculdade promove um concurso interno entre os acadêmicos, que devem elaborar um prato típico, doce ou salgado, da culinária junina. De acordo com o regulamento, é necessário que as receitas tenham pelo menos dois ingredientes que sejam componentes característicos das mesas de Belo Horizonte na temporada. Entre as opções estão: torresmo, queijo minas, milho, quiabo, mandioca, canela, coco, amendoim, rapadura, fubá, cachaça, entre outros.

As criações dos alunos serão avaliadas por um júri especializado, formado por: Anália Picinin, Culinarista e Assessora de Operações e Eventos na Belotur e Júlio César Gonçalves, Conselheiro da ABRASEL e membro FGM. Já o júri técnico será formado por Nenel, jornalista responsável pelo Blog Baixa Gastronomia, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha e Chef Tulio, do Chef Tulio Internacional Butiquim.