Vila Gastronômica Junina

A gastronomia vai ganhar um espaço especial nos dias de festa na Praça da Estação: a Vila Gastronômica Junina. Com decoração típica, o local será ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial.

A Vila Gastronômica Junina será realizada em parceria com a ABRASEL e a Frente da Gastronomia Mineira. Estarão presentes no espaço os restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. O público poderá, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino das faculdades Una, Estácio e Promove, que serão comercializados no local.

Ainda dentro da vila estará a Tenda Saberes Alimentares, criada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Nela, expositores de projetos como Direto da Roça e Territórios Sustentáveis comercializarão quitutes juninos, com base em milho, amendoim, coco e mandioca. O objetivo é resgatar métodos tradicionais de produção e uso de ingredientes, como, por exemplo, a rapadura de cana de açúcar, usada para adoçar mingaus e quitandas. Na tenda também serão apresentadas, por meio de parceria com o programa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac, as rotas gastronômicas mundiais que trouxeram a Festa Junina a Minas Gerais, além do processo de desenvolvimento desse  festejo tradicional na cidade de Belo Horizonte.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a Vila Gastronômica do Arraial recebe a Carreta Escola do Senac, onde serão ministrados cursos e palestras sobre gastronomia de origem com professores e alunos do Curso de Gastronomia da Faculdade Senac. As aulas terão como tema o uso dos alimentos típicos desta temporada em sua forma tradicional e contemporânea.

Restaurantes Populares terão cardápio com temática junina

A inclusão de cardápios juninos nos restaurantes populares da cidade, que receberão  decoração especial, também faz parte das ações gastronômicas do Arraial de Belo Horizonte. O menu especial será servido nos dias 15, 18, 21, 28 e 29 de junho e 4, 5, 9 e 11 de julho e terá pratos como caldo de mandioca, canjiquinha com linguiça, canjica e doce de amendoim.